segunda-feira, 22 de julho de 2013

Bralívia: jovens bolivianos em minha paróquia (1ª parte)

Entre os dias 15 e 21 de julho, as dioceses católicas de todo o Brasil promoveram a chamada Semana Missionária, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro. A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na divisa entre Contagem e Belo Horizonte-MG, na qual sou engajado, recebeu 22 peregrinos bolivianos. Gostaria aqui de fazer algumas considerações sobre a experiência que tivemos com nossos irmãos sul-americanos.

Diferente do que alguns poucos pensavam, mais por ignorância do que por maldade, os peregrinos bolivianos deram um verdadeiro espetáculo de delicadeza, educação, simpatia e, o mais importante, de humildade. Em pouquíssimos minutos, os 22 jovens viraram, para sempre, gente de casa. Creio que nossa comunidade nunca mais será a mesma depois da visita da delegação da Diocese de El Alto (o nome é autoexplicativo. O lugar é um planalto de 4 mil metros acima do nível do mar, ao lado de La Paz). 

Achávamos que acolheríamos os bolivianos, mas foram eles que nos receberam no coração de uma Igreja muito ativa, inteligente e caridosa. Acompanhados de nossos jovens e adultos, visitaram as famílias, oraram com os doentes, abraçaram os idosos, questionaram muitas coisas de nossa cultura e levou alegria para muita gente.

Na próxima parte, falarei um pouco de minhas impressões sobre a cultura de nossos visitantes.

Nenhum comentário: